Então, o que é marketing digital? O marketing digital é como qualquer outro tipo de marketing - é uma maneira de se conectar e influenciar seus clientes em potencial. A diferença real é que você se conecta e influencia esses clientes online .
O que é Marketing Digital?
Basicamente, marketing digital refere-se a quaisquer esforços ou ativos de marketing online. E-mail marketing, publicidade paga por clique , mídia social e até blogs são ótimos exemplos de marketing digital - eles ajudam a apresentar as pessoas à sua empresa e convencê-las a comprar.
Aqui estão alguns dos recursos e estratégias de marketing digital mais comuns que as empresas usam para alcançar pessoas on-line:
Ativos de marketing digital
Quase tudo pode ser um ativo de marketing digital. Ele simplesmente precisa ser uma ferramenta de marketing que você usa online. Dito isto, muitas pessoas não percebem quantos ativos de marketing digital têm à sua disposição. Aqui estão alguns exemplos:
Seu site
Recursos de marca (logotipos, ícones, siglas etc.)
Conteúdo em vídeo (anúncios em vídeo, demonstrações de produtos etc.)
Imagens (infográficos, fotos de produtos, fotos da empresa etc.)
Conteúdo escrito (postagens de blog, eBooks, descrições de produtos, depoimentos, etc.)
Produtos ou ferramentas on-line (SaaS, calculadoras, conteúdo interativo etc.)
Avaliações
Páginas de mídia social
Como você provavelmente pode imaginar, esta lista apenas arranha a superfície. A maioria dos ativos de marketing digital se enquadra em uma dessas categorias, mas profissionais de marketing inteligentes estão constantemente criando novas maneiras de alcançar clientes on-line, de modo que a lista continua crescendo!
Estratégias de Marketing Digital
A lista de estratégias de marketing digital também está em constante evolução, mas aqui estão algumas das estratégias que a maioria das empresas está usando:
Publicidade Pay-Per-Click
A publicidade de pagamento por clique (PPC) é, na verdade, um termo amplo que abrange qualquer tipo de marketing digital em que você paga por todos os usuários que clicam em um anúncio. Por exemplo, o Google AdWords é uma forma de publicidade PPC chamada "publicidade de pesquisa paga" (que veremos em um segundo). Os anúncios no Facebook são outra forma de publicidade PPC chamada "publicidade paga em mídia social" (novamente, entraremos nisso em breve).
Publicidade de pesquisa paga
Google, Bing e Yahoo permitem que você publique anúncios de texto em suas SERPs (Páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa). A publicidade de pesquisa paga é uma das melhores maneiras de segmentar clientes em potencial que pesquisam ativamente um produto ou serviço como o seu.
Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)
Se você não deseja pagar para aparecer nas SERPs, também pode usar o SEO (Search Engine Optimization) para tentar classificar páginas ou postagens do blog em seu site organicamente. Você não precisa pagar diretamente por cada clique, mas a classificação de uma página geralmente leva bastante tempo e esforço (para uma comparação mais aprofundada da pesquisa paga e do SEO, consulte este artigo ).
Publicidade paga em redes sociais
A maioria das plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Snapchat permitirá a exibição de anúncios em seu site. A publicidade paga em mídias sociais é ótima para conscientizar os públicos que talvez não saibam que sua empresa, produto ou serviço existe.
Marketing de mídia social
Como o SEO, o marketing de mídia social é a maneira orgânica e gratuita de usar plataformas de mídia social como o Facebook ou o Twitter para comercializar seus negócios. E, assim como o SEO, o marketing orgânico de seus negócios nas mídias sociais exige muito mais tempo e esforço, mas, a longo prazo, pode gerar resultados muito mais baratos.
Otimização da taxa de conversão (CRO)
A otimização da taxa de conversão (CRO) é a arte e a ciência de melhorar sua experiência on-line do usuário. Na maioria das vezes, as empresas usam o CRO para obter mais conversões (leads, bate-papos, chamadas, vendas, etc.) do tráfego existente no site.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é outro termo bastante amplo de marketing digital. O marketing de conteúdo abrange qualquer esforço de marketing digital que use ativos de conteúdo (postagens em blogs, infográficos, eBooks, vídeos etc.) para criar reconhecimento da marca ou gerar cliques, leads ou vendas.
Publicidade nativa
Você já chegou ao final de um artigo e viu uma lista de artigos sugeridos? Isso é publicidade nativa. A maioria das propagandas nativas se enquadra no marketing de conteúdo porque usa conteúdo para atrair cliques ("você nunca acreditará no que acontece a seguir!"). Freqüentemente, a publicidade nativa pode ser um pouco difícil de identificar, pois geralmente é misturada com recomendações de conteúdo não pago ... mas esse é o ponto.
Marketing de email
O email marketing é a forma mais antiga de marketing online e ainda está forte. A maioria dos profissionais de marketing digital usa email marketing para anunciar ofertas especiais, destacar conteúdo (geralmente como parte do marketing de conteúdo) ou promover um evento.
Marketing afiliado
O marketing de afiliados está basicamente pagando a alguém (uma pessoa ou empresa) para promover seus produtos e serviços em seu site.
Como você pode ver na lista acima, existem muitas maneiras diferentes de comercializar seus negócios on-line, e é por isso que muitas empresas contratam uma agência para gerenciar seus esforços de marketing digital ou pagam por uma equipe interna de marketing e software de automação de marketing para cobrir suas necessidades de marketing (para uma comparação detalhada dessas opções, consulte este artigo ).
O marketing digital funciona?
O marketing digital é uma ótima opção para qualquer negócio. Na Disruptive, usamos o marketing digital para ajudar a todos os tipos de negócios a crescer - de lojas populares a universidades reconhecidas internacionalmente e além. Essa é a beleza da publicidade online. Se você souber quem você deseja segmentar, poderá usar o marketing digital para segmentar qualquer pessoa, em qualquer lugar.
No entanto, dito isso, certos tipos de empresas se beneficiarão mais de certos tipos de publicidade digital. Como uma visão geral rápida, vamos dar uma olhada em quais estratégias tendem a funcionar melhor para as empresas business-to-consumer (B2C) e business-to-business (B2B):
Empresas B2C
De um modo geral, as empresas B2C têm preços muito mais baixos do que seus colegas B2B. Afinal, pode ser um pouco difícil vender uma broca de US $ 150.000 (acredite, eles existem) para uma mãe atormentada. Mas um par de calças infantis de US $ 10? Essa é uma venda bastante direta.
A boa notícia é que, como as empresas B2C não estão tentando vender produtos ou serviços incrivelmente caros, elas não precisam de grandes equipes de vendas ou funis de marketing complicados. Tudo o que eles precisam fazer é colocar seus produtos ou serviços na frente do público certo, com as mensagens certas, e o resto deve cuidar de si.
Como resultado, o principal objetivo da maioria das empresas de B2C é atrair as pessoas para dentro e através de seu funil de marketing. Por exemplo, se você pode colocar essa mãe atormentada no site de roupas de seus filhos e oferecer-lhe um acordo interessante, há uma boa chance de ela comprar hoje. Você não precisa criar uma tonelada de conhecimento ou confiança da marca antes de fechar uma venda.
Com isso em mente, as empresas B2C geralmente veem ótimos resultados em canais de marketing de funil mais alto, como marketing de mídia social ou publicidade social paga. Esses canais fazem um ótimo trabalho em colocar seus negócios na frente de clientes em potencial que talvez não saibam que você existe.
Agora, é sempre uma boa ideia complementar com outras estratégias de marketing digital, como pesquisa paga ou SEO, mas se você tiver que escolher um canal, publicidade social paga ou marketing de mídia social são ótimas opções para o B2C.
Empresas B2B
Por outro lado, a pesquisa paga é uma ótima opção para empresas B2B . A maioria das empresas B2B tem públicos de nicho muito específicos que podem ser difíceis de atingir usando as mídias sociais. No entanto, se você vender brocas de US $ 150.000 e alguém procurar "fabricante de brocas de perfuração com ponta de diamante", será o primeiro resultado que elas verão. Sim, você pode pagar mais por seu clique do que pagaria com publicidade social paga, mas com um preço de US $ 150.000, é dinheiro bem gasto.
Além disso, a maioria das empresas B2B possui um ciclo de vendas muito mais longo e mais envolvido do que as empresas B2C. Se você está vendendo uma broca de US $ 150.000, a maioria das pessoas provavelmente não vem ao seu site, ligue para você e diga "Quero uma". Como resultado, estratégias de longo prazo, como marketing de conteúdo ou email marketing, são frequentemente necessárias para fechar um acordo.
Obviamente, a combinação certa de táticas de marketing digital variará de setor para setor e de empresa para empresa, mas a simples comparação do B2C com o B2B deve ajudar a entender como diferentes estratégias podem ser melhores para determinadas empresas. Nem toda estratégia é adequada para todos os negócios, mas com um pouco de tentativa e erro, você deve conseguir identificar a abordagem mais lucrativa para sua empresa.
Como eu começo?
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